sábado, 7 de novembro de 2009

Rio 2016 traz bons ares à prática esportiva em Cachoeira


Com o anúncio de que o Brasil irá sediar as Olimpíadas de 2016, já é possível verificar incentivos e modificações na prática esportiva na cidade de Cachoeira. Em entrevista, o Secretário de Educação e Desportos, professor Alex Kaorner Simões afirma que: “Sem sombra de dúvidas é um estímulo, outro dia presenciamos uma matéria em que uma garotinha de 8 anos já relatava a sua expectativa de participar dos jogos olímpicos. Com isso, percebemos que a cada momento de copa do mundo, pan-americano ou qualquer atividade esportiva a nível mundial, a gente observa que existe uma ascensão, por parte de meninos da zona rural, na sede, nas ruas, nas escolas. Eles começam de uma certa forma a tentar imitar esses atletas e isso faz com que desenvolvam essas atividades mesmo de forma precária. Não que estejamos disponibilizando atletas para as olimpíadas, mas vamos aproveitar a oportunidade para desenvolver as práticas esportivas nas escolas, uma motivação, fazer com que o aluno desenvolva suas habilidades, muito gente tem habilidades e não tem oportunidade. Então vai ser um estímulo, deve ter um trabalho com essa expectativa para que as crianças e adolescentes se vejam integrados no esporte, não que seja no intuito de participar dos jogos olímpicos”.

A prática de esportes é importante para o desenvolvimento de habilidades e capacidades motoras. Idealmente o esporte diverte e entretém e tende à perfeição e à coordenação do esforço muscular tendo em vista uma melhora física e espiritual do ser humano. Além do futebol, Cachoeira conta com o desenvolvimento do basquete feminino e masculino para crianças e o secretário visa parcerias para a implantação do karatê, handebol, voleibol e atrelados aos esportes um acompanhamento de saúde, pedagógico, nutricional as crianças e adolescentes. De acordo com o secretário “Hoje surge um grande empecilho em nosso país. O pessoal está lutando para que seja disponibilizado 1% do fundo nacional de cultura para as cidades, por que não disponibilizar também recursos específicos para os esportes? Educação não vive sem esporte, é um investimento onde você tende a integrar família. È uma medida para evitar que os meninos sigam caminhos tortuosos, principalmente as drogas. É

um conjunto de ações que proporcionam o estímulo do esporte no município.”


Carência de infra-estrutura


Atualmente a cidade não conta com uma infra-estrutura adequada para a prática esportiva e esta realidade é reconhecida pelo secretário: “Cachoeira está em construção de processo esportivo. Nós fomos contemplados no ano de 2008 com a caravana do esporte, onde passaram ex-atletas. Estamos buscando uma estrutura adequada, construímos na administração atual, algumas praças esportivas que ainda precisam passar por adequações. O município é sedento pela pratica de esportes, e nós temos a consciência que até hoje, não conseguimos fazer esse desenvolvimento esportivo no município de Cachoeira.”

O estudante José Elias Junior, 20 anos, que gosta de jogar futebol, também se queixa: “Não tem estrutura, é necessário mais organização no campo, não tem grama e precisa ser bem preservado. Falta bola e as traves são de madeira. Não tem campeonatos, só torneios de brincadeira.”

Mas, apesar desta problemática o professor Alex Simões, visa um próximo ano próspero para o desenvolvimento do esporte na cidade: “No ano de 2010 iremos divulgar na imprensa, publicamente um calendário pronto, já rascunhado aqui no município de Cachoeira e no qual atingiremos tanto a sede como a zona rural. Um cronograma voltado para idosos, crianças com até 13 anos, esporte feminino, futebol, handebol e o voleibol, e o desenvolvimento de campeonatos inter-distritais, campeonatos inter-bairro, na sede e na zona rural. Então existem situações em que é necessário fazer investimentos e isso não sai tão caro e o efeito é muito imediatista e proveitoso. Pretendemos incrementar, ampliar a prática esportiva nas escolas, ou seja, tem todo um calendário já pronto.



0 comentários: