terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Alcoolismo: Uma doença social

Valter Evangelista da Silva, 79 anos, fotógrafo e coordenador dos Alcoólicos Anônimos (A. A) da cidade de Cachoeira realizou uma palestra no dia 15 de dezembro de 2009, relatando sobre sua trajetória de vida e seu projeto desenvolvido com os alcoólatras.
O alcoolismo é o conjunto de problemas relacionado ao consumo excessivo e prolongado do álcool; é entendido como o vício de ingestão excessiva e regular de bebidas alcoólicas. O alcoolismo não tem cura existe uma dependência, um abuso pela ingestão do álcool e é uma doença mental, progressiva e espiritual sendo hoje segunda doença que mais mata no mundo. Os alcoólatras, segundo Valter “perdem o poder de controle sobre as doses de bebidas, causando inúmeros transtornos, perdas materiais e pode assim levar a morte.”
Existe uma dificuldade em identificar precocemente um alcoólatra, pois estes geralmente tende a negar a sua real situação. O alcoólatra muitas vezes apresenta uma deterioração na saúde, família e trabalho.
De acordo com Valter Evangelista, “é necessário Força de Vontade para a libertação do álcool, pois o bebedor traz consigo uma compulsão e sem a ingestão do álcool sente-se até sem personalidade. Tenho 79 anos, bebia e fumava duas carteiras por dia. Hoje tenho 49 anos sem fumar e 20 anos sem beber. Geralmente o alcoólatra é orgulhoso e prepotente, dificultando assim as pessoas o ajudarem.”
Os A. A. foram criados na cidade de Oregon nos Estados Unidos, funciona como uma escola e um hospital. Nas reuniões onde homens e mulheres compartilham suas experiências através de depoimentos, onde são discutidas as dificuldades de abandonar o vício e encorajados os esforços. Os alcoólatras devem contar com o apoio e compreensão da sociedade para sua recuperação, que deve abandonar o preconceito e tratá-los com respeito.
Em Cachoeira o Grupo Nova Esperança de A. A. possui 20 anos de sua criação e conta 12 participantes, as reuniões são realizadas sempre aos domingos e o fato determinante é a freqüência.
Valter Evangelista afirma que “É necessário evitar o primeiro gole. Não proíbo quem fabrica e quem bebe, só condeno quem não sabe beber.”

Josiane Nascimento

0 comentários: