terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Revitalização da Orla de São Félix


Desde setembro de 2009 a Avenida Salvador Pinto – Orla de São Félix – passa por obras de requalificação urbana, que visa melhorias na sua organização espacial, preservação paisagística e benefícios na qualidade de vida da população. As obras são realizadas pelo IPAC/ Monumenta que já fez reformou a Capela Nossa Senhora D’Ajuda, da Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário, e o Paço Municipal (Casa de Câmara e Cadeia) em Cachoeira.
A obra estimada em R$ 2.387.741,88 pretende devolver a qualificação urbanística. De acordo com o mestre de obras, Roberto Pereira, “a obra da orla vai contar com a padronização dos passeios, um canteiro central, alargamento da calçada, substituição do meio-fio adequado. Tudo isso preservando as características barrocas do local.”
Apesar de toda a infra-estrutura para a revitalização da orla, o projeto prevê beneficio nos aspectos visuais da cidade, mas não conta com um plano secundário para a preservação ambiental do rio Paraguassu, fonte de renda de muitas famílias.
Roberto Pereira, que também trabalhou na requalificação da orla da cidade de Cachoeira, disse que “a orla de São Félix ficará mais bonita, pois trará uma identidade visual a cidade, a orla é o cartão de vista da cidade de São Félix”. De acordo com Alexsandro Oliveira, que trabalha e reside próximo à orla, “a orla ficará mais interessante. As pessoas acham ruim porque o porto está interditado agora, mas São Félix é uma cidade turística e com a restauração vai atrair visitantes, pois ficará mais bonita.”

Quem tem comércio na orla vê a obra como oportunidades potencializadas. É o caso de Elizete Pires, dona da Pousada Paraguassu. “Tenho a esperança de que a orla requalificada irá trazer mais gente, portanto que não traga som e embalo durante a noite, pois os hóspedes que vem para cá querem sossego.”

Josiane Nascimento


0 comentários: